É comum confundirmos discriminação e preconceito.
Infelizmente a discriminação e o preconceito andam lado a lado com a nossa coletividade num todo.
A sociedade não está livre desses problemas que a afetam, por isso, nesse fórum, vamos tentar entender um pouco melhor quais são as principais diferenças entre a discriminação e o preconceito.
Preconceito é a ideia.
Uma indisposição, um julgamento prévio negativo que se faz de pessoas estigmatizadas por estereótipos, (atributos dirigidos a pessoas e grupos, formando um julgamento a priori, um carimbo).
Ter preconceitos é ter uma opinião diferente, mas com julgamento preestabelecido.
É muito difícil encontrar um ser humano que não tenha os seus preconceitos, sejam eles de raça, de sexo, de cor, de etnia, de religião...
Pois, mesmo o fato de alguém não aceitar uma opinião diferente da sua, essa pessoa já é classificada como preconceituosa.
Já discriminação é a ideia colocada em 'prática'.
É o nome que se dá para um comportamento (ação ou omissão) que viola direitos das pessoas com base em juízos críticos injustificados e injustos, tais como: a raça, o sexo, a idade, a opção religiosa e outros.
Um exemplo:
Em alguma ocasião você pode não gostar de uma pessoa com determinadas características, feia ou bonita, bizarra ou estigmatizada, esse é um preconceito.
A partir do momento que você passa a insultá-los ou qualquer outro tipo de atitude pejorativa, é a discriminação.
Aprendemos que o preconceito leva à discriminação, quando deficientes da mente, como os autistas, são considerados inferiores e excluídos por aqueles que se consideram 'melhores' como acontece em divulgações por jornalistas, principalmente por autoridades e políticos midiáticos.
Discriminação é um conceito mais amplo e dinâmico do que o preconceito.
A discriminação pode ser provocada por indivíduos e por instituições, enquanto que o preconceito, só pelo indivíduo.
Referências Bibliográficas:
JAPIASSÚ, Hilton, Dicionário Básico de Filosofia de Hilton Japiassú e Danilo Marcondes. 4°. Ed. atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
http://www.forumespirita.net/fe/faq-perguntas-frequentes/qual-a-dif.... Acesso: 08/08/2011.
www.dhnet.org.br/w3/ceddhc/bdados/cartilha14.htm. Acesso: 08/08/2011.
www.espacomulher.com.br/ead/aula/preconceito.pdf. Acesso: 08/08/2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário