sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Apresentação de Algumas Soluções Para as Falhas na Comunicação


Nas equipes a comunicação deve ocorrer de forma democrática, com a troca de informações e discussão de ideias, muita conversa e diálogo, para o bom entendimento entre as pessoas.
Os colaboradores devem ter abertura para apresentarem suas propostas, sanarem suas dúvidas, realizarem questionamentos e pedidos de esclarecimentos.

Quando necessário deve-se marcar reunião para resolver os casos de urgência e também de dúvidas. Outrossim, há ainda necessidade da apresentação de relatórios sobre o andamento dos trabalhos para posterior feedback.

Observando a comunicação entre as equipes, com a visualização dos elementos que aprendemos com a realização de cursos, conseguimos identificar certos ruídos de comunicação que acontecem nas organizações.

Como nada acontece sem que haja prévia comunicação, a maioria dos problemas que ocorrem pode estar ligada à falta dela, ou seja, em algumas ocasiões talvez a comunicação utilizada não seja suficiente para que o receptor entenda e interprete o que se está transmitindo.

A oportunidade de melhoria verificada é a de que primeiramente devemos identificar o problema, que já é parte da solução, para que se consiga fazer uso da comunicação interpessoal com a percepção desta troca de informações.

Outra falha comum é o de emitir instruções por escrito e confiar que sua interpretação será, assim, mais precisa e que não haverá possibilidade de problemas.
Há necessidade de verificar a receptividade de uma instrução escrita como a de analisar o entendimento de instruções verbais.


Às vezes, uma pessoa fala e a outra não entende exatamente o que foi dito, até mesmo por disparidade de conhecimento/idade.
Ou, então, tendo em vista a subjetividade presente na mensagem, muitas vezes, o emissor tem uma compreensão diferente da que foi captada pelo receptor.

Quando há casos de barreira de linguagem, num primeiro momento pensamos que não haverá solução, mas com muita comunicação, paciência, valorização e respeito aos limites do ser humano geralmente o intento é alcançado.

Com relação às barreiras psicológicas há casos de timidez e de preconceito.
A melhora dá-se com a comunicação adequada em que se explica para as pessoas que não tem o porquê ficarem inibidas, pois com o tempo e condições oferecidas aprendem a desempenhar bem o seu papel dentro da organização.

Já com pessoas que falam com voz muito baixa, quase inaudível, solicita-se que falem mais alto, pois assim todos as compreendem melhor.
Quanto ao preconceito deve-se explicar sobre a percepção adequada que devemos ter face às diferenças socioculturais, raciais, hierárquicas, entre outras.

Assim, as pessoas aprendem a respeitar as diferenças e como consequência há o desenvolvimento positivo de seu trabalho.
Por: Elizangela Jackowski Pelissaro

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