quarta-feira, 16 de outubro de 2013

ESPECIAL MEIO AMBIENTE – O QUE VOCÊ FAZ PARA PRESERVÁ-LO


Razões para Participar

Saneamento básico é a atividade voltada ao abastecimento de água potável encanada e à coleta e tratamento de esgoto, entre outras coisas, como lixo e drenagem, visando sempre à saúde tanto das comunidades quanto do meio ambiente.

Apesar de ser considerado um serviço essencial em todas as sociedades e básico como diz o próprio nome, a deficiência desse serviço causa estragos em diversos países, atingindo principalmente a saúde das crianças.

As 5 principais razões para participar dessa luta são:

   1. A falta de coleta e tratamento de esgoto, e a consequente contaminação da água por coliformes fecais, matam nossas crianças.

       Sete crianças morrem todo dia no país, vítimas de diarreia e outras 700 mil pessoas são internadas a cada ano nos hospitais públicos devido à falta de coleta e tratamento de esgoto.
 
    2. A cobertura de saneamento no Brasil não condiz com um país que aspira destaque global.


       Mais de 100 milhões de brasileiros não dispõem de rede de coleta de esgoto sanitário e 48 milhões ainda usam obsoletas fossas assépticas.

       Nas zonas rurais a coleta atinge apenas 4% da população.

   3. O Brasil investe apenas um terço do necessário em saneamento.

       Nos últimos quatro anos, o investimento foi de 0,22% do PIB, quando deveria ser de 0,63%.

       Cada R$ 1,00 investido em saneamento representa uma economia de R$ 4,00 em gastos com saúde.

   4. Os investimentos em saneamento estão emperrados. Falta planejamento e gestão.

       Os governos federal, estadual e municipal precisam se ajustar às diretrizes da nova Lei do Saneamento e a participação da iniciativa privada no setor deve ser incrementada.

   5. O saneamento alavanca a economia.

       O investimento estimado pelo setor para a universalização do saneamento vai gerar 550 mil novos empregos por ano.

Como reivindicar

Você sabia que o esgoto não tratado traz hepatite A, diarreia, dengue, cólera, esquistossomose e outras doenças?

É um prejuízo e devemos fazer nossa parte para mudar a situação.

Existem diversas formas de cobrar a coleta e o tratamento de esgoto dos governantes para a sua comunidade:

   a) Procure seu líder comunitário e informe-se sobre o andamento dos projetos de saneamento em sua região: quais são os projetos, quando serão iniciadas as obras, quando serão entregues. Cobre prazos e fiscalize os trabalhos;

   b) Procure seus vizinhos e a escola em que seus filhos estudam e mobilize a comunidade para que todos, juntos, consigam melhores condições de saúde para seu bairro. Lembre-se que falta de tratamento de esgoto é doença na certa;

   c) O Brasil investe apenas um terço do que é necessário em saneamento, mas todos pagamos impostos que deveriam ser usados no tratamento de esgoto. Mas, infelizmente, os governos não aplicam esses recursos onde deveriam. Lembre-se disso ao votar e sempre que encontrar um candidato que peça seu voto;

   d) Procure sua igreja e converse com seus amigos para formar um grupo que possa exigir investimento em obras de saneamento. Envie e-mails e cartas aos vereadores (veja os nomes e os endereços no web site da Câmara de Vereadores da sua cidade) pedindo apoio para o movimento pela coleta e o tratamento de esgoto;

   e) Mande cartas e e-mails aos jornais e rádios contando os problemas de saneamento do seu bairro. Eles também cobrarão uma atitude das autoridades.

A mudança que queremos começa dentro de nós mesmos

Para que cada brasileiro tenha acesso ao saneamento básico, o Instituto Trata Brasil precisa contar com a participação de todos: comunidade, profissionais de saúde, empresários, celebridades e governo.

Todos podem ajudar a mudar o cenário trágico do saneamento básico no Brasil.

Para isso, basta você se cadastrar. São muitos os benefícios de apoiar o movimento do ITB pela universalização do Saneamento Básico.

Fonte: http://www.tratabrasil.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário