quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL – DESAFIOS E PERSPECTIVAS




Nos últimos tempos a comunicação tem passado por mudanças grandiosas. Sites, blogs, telefones móveis, palm tops, intranet, chats, videoconferências, tudo feito para criar mais oportunidades de comunicações e caminhos para atingir todos os consumidores da maneira mais impactante. Contudo alguns questionamentos acerca dessas novas tecnologias e da influencia destas à educação e a vida social deve ser analisada.

Vivemos numa sociedade global, altamente dinâmica e moderna que se recicla permanentemente e exige de nós internautas, maior disponibilidade e conhecimentos para acompanhar tais avanços. Essas tecnologias, tão atuais no cotidiano da maioria das pessoas, estabelecem e oferecem opções diversificadas de estudo, lazer e entretenimento. O desafio é direcionar o conteúdo das mídias sociais para a comunicação e a capacitação educacional e não somente empregá-las como forma de aumentar a interatividade estreitando o convívio das pessoas.

Devemos aproveitar a virtualidade, a rapidez e o aperfeiçoamento das tecnologias, como alternativas às diversas práticas pedagógicas, possibilitando que os adolescentes - que passam diversas horas do tempo em programas de mensagens instantâneas e redes sociais, como Orkut e Facebook conversando com amigos e compartilhando fotos, passatempos estes que não contribuem para a formação intelectual – utilizem uma parcela desse tempo, para o aprendizado. Para tanto é necessário uma educação voltada para a virtualidade, com um preparo por parte dos pais e educadores, de como utilizar corretamente as mídias, evitando assim o mau uso destas.

Existem diversos sites que incentivam o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, ampliando o seu universo cultural. Combinando informação com diversão, eles são, também, um excelente passatempo, que podem entreter e divertir os jovens.

Contudo essa nova geração de telespectadores que surge na Era Digital, já crescem com uma enorme quantidade de informação embutida pela mídia e que já aprenderam a questionar o que veem, ouvem e sentem. Essa geração se tornou mais complexa e exigente, tornando a missão da educação ainda mais difícil. Novos desafios são lançados diariamente, sendo estes focalizados tanto para a formação básica quanto ao convívio social.

As mídias oferecem inúmeras alternativas, porém é necessário autonomia e criticidade para selecionar, organizar e aproveitar as múltiplas fontes de informação para construir um aprendizado dinâmico. Para tanto, novamente é necessário informar e educar esses internautas à vida em rede. É preciso aproximar as mídias da vida escolar e social dos educandos, instigando nestes o senso de curiosidade, autonomia, e seletividade procurando mostrar que estudar por meio de mídias pode ser prazeroso.

Pois, temos que fortalecer os laços e a comunicação em todas as fases da nossa vida, ainda que a mesma seja digital. Comunicação é sair de si mesmo, ir ao encontro do outro e ainda acolher o que é diferente. O segredo consiste então, em dominar as novas tecnologias, entender a convergência dos meios de comunicação e saber empregar os recursos para não só atrair a atenção do público, mas cativá-lo e educá-los.

Referências Bibliográficas:
http://www.institutoatual.com/aluno/index.php#viewpdf$$url=http://www.paulofreire.org/pub/Crpf/CrpfAcervo000201/Legado_Dissertacoes_Redes_Comunidades_Virtuais_Aprendizagem_Jaciara_Carvalho.pdf. Acesso em 15 de Novembro de 2011.
http://www.academus.com.br/group/educaoformao/forum/topics/os-sete-saberes-necess-rios-educa-o-do-futuro.  Acesso em 15 de Novembro de 2011.
LITWIN, E. Educação à distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa.  Porto Alegre: Artmed, 2001.
Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
Imagens: Google

Por: Elizabete Jackowski Moresco

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