quarta-feira, 4 de dezembro de 2013
Avaliação de Desempenho
As avaliações de desempenho, apesar de em alguns casos criarem conflitos, na sua maioria tem a finalidade de solucionar os problemas, pois tem como finalidade a busca por um objetivo comum a todos, que é realizar um trabalho de qualidade.
No processo avaliativo, disfunções perceptivas e, portanto, distorções de julgamento precisam ser reconhecidas e administradas, a fim de que a avaliação expresse a realidade objetiva.
Apropriadas são as palavras de Maximiliano: "No processo de avaliação de desempenho, tanto o avaliador quanto o avaliado devem ter uma compreensão comum do que seja o desempenho esperado.
Isso implica a necessidade de se especificarem objetivos e explicar os passos a serem dados para alcançá-los".
É a oportunidade de dizer e também ouvir de forma clara e descritiva, como percebemos e sentimos os desempenhos e os comportamentos das pessoas com quem trabalhamos, de efetuar o levantamento das qualidades e dos pontos que merecem maior atenção, com a finalidade de alcançar a meta da instituição, que é a prestação jurisdicional efetiva à sociedade.
Na avaliação o feedback é de fundamental importância, porque desta maneira há o provimento de informação ao avaliado sobre o seu desempenho, sua conduta, e também quanto aos resultados dos serviços realizados, objetivando assim, confirmar, reorientar ou estimular comportamentos futuros mais adequados, com o retorno destas informações.
Permite que nos vejamos como somos vistos pelos outros e assim tem-se a possibilidade de melhorar, mas se a avaliação é feita de forma inadequada pode gerar conflitos desagradáveis e desta forma não há o resultado esperado.
A autoavaliação deve ser recomendada principalmente às pessoas que realizam a avaliação de seus colaboradores.
Realmente um programa de avaliação de desempenho somente obtém êxito quando os seus resultados são de fato utilizados.
Normalmente as avaliações apontam as dimensões de desempenho que precisam ser aperfeiçoadas, os trabalhos requeridos, imprescindíveis ao desenvolvimento de programas de capacitação, treinamento e reciclagem.
O aproveitamento efetivo dos resultados formais da avaliação de desempenho tem como pressuposto uma constante interação entre avaliador e avaliado, tornando as condições de trabalho mais favoráveis, em que se tenha uma livre troca de informações, ponderações críticas e correção da direção e dos rumos, se necessário.
A avaliação realizada desta forma gera menos ansiedade e a avaliação é eficaz porque há comunicação entre avaliador e avaliado e se preciso corrige-se o problema conjuntamente.
Por: Elizangela Jackowski Pelissaro
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