quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

PLANEJAMENTO


Apesar dos remanejamentos que enfrentamos no dia a dia, mas com o planejamento adequado e com a cooperação de todos os envolvidos a tendência é a obtenção de resultados positivos.

Quando há o comprometimento dos colaboradores, a manutenção e a melhoria destes resultados ficam mais perceptíveis e como consequência as metas são mais facilmente alcançadas.

Com o planejamento é possível distinguir e compreender a realidade, avaliar as direções a ser seguidas; organizar um referencial futuro, formando o caminho apropriado e reavaliar todo o processo ao qual se destina.
Nos setores deve ser estabelecido um conjunto coordenado de ações visando à consecução de determinados objetivos, com a elaboração de roteiros e métodos determinados, inclusive com manuais de atendimento ao público, procedimento interno e do próprio sistema automatizado, os quais asseguram uma base sólida, para que, o planejado seja executado dentro do prazo marcado.

Deve-se planejar para que haja efetivo resultado com a contínua verificação do desenvolvimento das rotinas e que sejam tomadas as medidas pertinentes para o controle eficaz dos procedimentos.
As equipes devem cumprir integralmente as determinações previstas e tomadas as providências necessárias relativas ao cumprimento das atividades pertencentes ao respectivo setor em face da necessidade do auxílio advindo da coordenação e do interesse e comprometimento dos colaboradores para que a meta seja alcançada.

Para Peter Drucker: “o planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho”.

Em várias situações consegue-se um resultado positivo realizando a tarefa por intuição e/ou de última hora, mas as execuções de tarefas sem o planejamento adequado podem trazer prejuízos ao resultado final, como o desperdício, normalmente seguido de retrabalho.
É provável que todos já tenham vivenciado alguns problemas ocasionados por planejamento não realizado. Isto geralmente ocorre porque há certa urgência em realizar determinado serviço. Assim, não se tem o planejamento necessário.

Conforme John Beckley: “A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar."

Ao se tomar ciência de uma ação, ou ao executar comportamentos bem preparados para os quais se têm planos previamente armazenados, ou quando o curso de uma ação pode ser livremente adaptado enquanto ela estiver sendo executada, então, geralmente agimos e adaptamos nossas ações sem planejá-las explicitamente.
O feeling do líder ou de um grupo muito unido não é suficiente para substituir este planejamento.

É importante que o planejamento seja conhecido como um processo cíclico e prático das determinações do plano, que lhe garanta a continuidade e melhoria, havendo uma constante realimentação das atividades, propostas, soluções e resultados.
Permite o dinamismo do espírito empreendedor, baseado na interatividade, isto é, num processo sucessivo de tomada de decisões.

A fixação de um planejamento estratégico abrange a definição da missão da instituição, da análise da situação, dos objetivos, das estratégias, da implementação do feedback e do controle deixando claro e transparente o processo de gestão adotado pela entidade.

Finalizo com Bernardinho: "É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las."

Devemos dedicar parte do tempo ao planejamento das tarefas e funções desempenhadas no setor, aprimorando as variáveis que compõem os indicadores de desempenho, visando obter cada vez mais benefícios com a aplicabilidade desta técnica, norteando um trabalho com menor nível de estresse.

Por: Elizangela Jackowski Pelissaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário