quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Delegação de Tarefas - Eficácia



Não é difícil definir quais tarefas pertencem ao líder e quais podem ser delegadas a outras pessoas, sabendo que a responsabilidade final é do líder, porque à medida que delegamos e incentivamos o desenvolvimento do conhecimento e das qualidades dos colaboradores, tornando-os capazes de solucionar problemas quando o líder não estiver no setor e inclusive à implementação de resoluções criativas com a exposição de idéias inovadoras a equipe está propensa a crescer e obter melhores resultados.

Desta forma consegue-se participar de cursos e tirar férias sem a preocupação de deixar os colaboradores sozinhos, pois o andamento do trabalho continua normalmente.

Não se deve ter receio de ensinar, muito menos de passar o conhecimento que temos adiante, haja vista que não atuamos sozinhos.

Quando você faz parte de uma equipe todos tem que participar das atividades, o cuidado que se deve ter é o de analisar o perfil de cada pessoa para saber o que delegar a ela.

Segundo Kelly e Jenks: “O gerente da atualidade deve ser capaz de obter resultados através da tomada de decisões e delegação de poderes, inserindo os subordinados neste processo”.

A delegação traz inúmeras vantagens, principalmente a disponibilidade para as tarefas de gerenciamento; a relação de confiança estabelecida é indescritível; a sinergia da equipe é visível e o compartilhamento da equipe nos resultados obtidos é fundamental para o prosseguimento dos trabalhos.




Finalizo com Sephen Covey: “a delegação eficaz é, provavelmente, o melhor indicador de uma gerência eficaz, simplesmente por ser um componente básico tanto do crescimento pessoal quanto do organizacional”, o que resta evidenciado, os colaboradores se sentem motivados e desafiados com a oportunidade de aprender.

Podem-se perceber estas vantagens no cotidiano das organizações e é recompensador saber que as pessoas trabalham com maior entusiasmo e a satisfação com relação ao serviço prestado, demonstrada pelos clientes.

Por: Elizangela Jackowski Pelissaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário