quarta-feira, 4 de dezembro de 2013
Trabalho em Equipe – Cooperação – Administração de Conflitos
Administrar conflitos faz parte do cotidiano e requer constante aprendizado.
Por isso, cuidar da vida espiritual, familiar, afetiva, emocional, intelectual e profissional, contribui para um bom desempenho no trabalho e administrar um setor implica em gerir conflitos internos e externos resultantes do relacionamento entre pessoas.
No local em que há mais de uma pessoa trabalhando os conflitos estarão sempre presentes e é preciso entender que, através das situações de conflitos podem-se extrair experiências de crescimento e desenvolvimento humano, que podem gerar mudanças e oportunidades de crescimento mútuo.
O diálogo e o respeito são fundamentais para que a equipe atinja seus objetivos.
Uma situação de conflito vivenciada pode consistir em um leve a alto grau de hostilidade com outro colega.
É necessário utilizar a abordagem de gerenciamento do conflito para lidar com este tipo de caso.
Para resolver o problema deve-se marcar uma reunião onde todos os colegas podem apresentar propostas e sugestões para solucionar referido conflito.
Apesar de em determinadas situações não haver concordância em determinado ponto tem-se que ter uma atitude digna e saber aceitar e respeitar as diferenças de cada indivíduo, pois somente assim consegue-se obter respeito próprio, conduzindo as energias desperdiçadas com as discordâncias para atividades construtivas e efetivas dentro do setor.
Ressalte-se que as propostas tratam de vários tipos de discriminação, como discriminação racial, paciência com os idosos, entre outros.
Outra situação de grande relevância é com relação ao atendimento ao público. Como a recepção ao cidadão deve ser prioridade nos setores e há pessoas que se adaptam facilmente e outras nem tanto nesta função utiliza-se também a abordagem de gerenciamento do conflito para resolver o problema.
Para melhor adequação inicia-se a utilização de senha e atendimento preferencial aos idosos, gestantes, pessoas com deficiência e pessoas com crianças de colo; e, se necessário os demais colaboradores, auxiliam no atendimento para não haver formação de fila.
Com as propostas apresentadas por todos os componentes da equipe e tomada à decisão, no caso do atendimento, este passa a fluir de maneira que todos ficam mais satisfeitos com a remodelação dos ambientes.
Quando se trabalha com uma equipe o respeito tem que ser recíproco, haja vista que para que se tenha colaboração e cooperação é necessário o incentivo, a determinação e não a imposição para que se execute a tarefa, aí entra a liderança, ou seja, devemos estar abertos a mudanças procurando além de desenvolver adequadamente o trabalho resolver os conflitos com a participação ativa de todos.
Por: Elizangela Jackowski Pelissaro
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