quarta-feira, 9 de outubro de 2013

“OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO”




“Os sete saberes necessários à educação do futuro” tem por objetivo expor problemas centrais que permanecem totalmente ignorados ou esquecidos e que são necessários para se ensinar no futuro.

O livro tem sete pontos fundamentais:
As cegueiras do conhecimento: O erro e a ilusão;
Os princípios do conhecimento pertinente;
Ensinar a condição humana;
Ensinar a identidade terrena;
Enfrentar as incertezas;
Ensinar a compreensão;
A ética do gênero humano.

“As cegueiras do conhecimento: O erro e a ilusão”; o autor defende a importância de se considerar os inúmeros erros e ilusões que podem ocorrer na transmissão de informação. Destaca os erros mentais, intelectuais e os erros da razão, enfatizando, neste último, a diferença entre racionalização e racionalidade, pois considera a racionalidade uma das proteções contra o erro e a ilusão. Morin também destaca as cegueiras paradigmáticas e mostra como os paradigmas que controlam a ciência podem desenvolver ilusões. Para o autor a educação deve sempre estar atenta à identificação da origem de erros, ilusões e cegueiras. E mais que isso, considerar sempre todos os aspectos dos problemas, sejam eles antropológicos, políticos, sociais ou históricos.

“Os princípios do conhecimento pertinente”;  Nesse capítulo ele trabalha as questões do contexto, o global, o multidimensional, o complexo, mostrando que o conhecimento dividido em disciplinas o  vezes impede a visualização da totalidade. Para Morin é importante que se consiga estabelecer as relações entre as partes e o todo em um mundo complexo.

“Ensinar a condição humana”; traz mais uma vez a discussão do ensino fragmentado e de como isso é prejudicial à educação. É preciso considerar o ser humano e toda sua complexidade: sua condição física, biológica, psíquica, cultural, social, histórica. A educação do futuro deveria “mostrar e ilustrar o destino multifacetado do humano: o destino da espécie humana, o destino individual, o destino social, o destino histórico, todos entrelaçados e inseparáveis.”

“Ensinar a identidade terrena”; O autor faz um breve panorama do “resultado” da educação no século passado, falando da herança de morte (armas nucleares, vírus, etc.), da morte da modernidade. Tal panorama serve como contraponto ao que o autor chama de herança de nascimento, a cidadania terrestre. Para ilustrar esse pensamento, Morin usa como exemplo várias contracorrentes existentes hoje que estão no cerne dessa missão: contracorrente ecológica, qualitativa, de resistência à vida prosaica, de resistência ao consumo padronizado, entre outras.

“Enfrentar as incertezas”; Morin defende que é preciso ensinar estratégias que permitiriam enfrentar os imprevistos e agir usando as informações adquiridas ao longo do tempo. O autor faz uma reflexão sobre a importância de sabermos lidar com as incertezas ligadas ao conhecimento.

“Ensinar a compreensão”; O autor mostra o paradoxo do nosso tempo: apesar de termos cada vez mais meios de comunicação, a incompreensão permanece geral. O autor discute sobre as duas formas de compreensão: a compreensão intelectual e a compreensão humana, afirmando que enquanto a compreensão intelectual passa pela inteligibilidade e pela explicação, a compreensão humana vai além da explicação, comportando um conhecimento sujeito a sujeito. Morin cita o egocentrismo, o etnocentrismo, o sociocentrismo como obstáculos às duas compreensões. É imprescindível que a educação do futuro trabalhe a questão da compreensão, em todas as idades e em todos os níveis de educação.

“A ética do gênero humano”; Morim  mostra que indivíduo/sociedade/espécie são co-produtores um do outro. A educação deve conduzir à ética propriamente humana, que compreende a esperança na completude da humanidade, como consciência e cidadania planetária. O autor reforça ainda a importância da democracia para a educação do futuro e conclui salientando que a educação do futuro tem como finalidade a busca da hominização na humanização.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 12 ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2007.

Cf: infoeducacaousp.blogspot.com/2008/04/resenha.html. Acesso: 01/11/2011.

Ainda um vídeo interessante para se fazer uma reflexão:
“OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO”


Um comentário: