quarta-feira, 16 de outubro de 2013

DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO



O atendimento nos serviços públicos é um direito da população. Para Michel de Montaigne “A mais honrosa das ocupações é servir o público e ser útil ao maior número de pessoas.”

No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.

Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.

As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.

Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº 8112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham.


De acordo com os órgãos dos governos, os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, que podem ser municipais, estaduais ou federais.

Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da educação, justiça, saúde, segurança, entre outros.
Para ser servidor público é preciso participar de concursos e ser aprovado no mesmo, garantindo assim a vaga enquanto profissional.

Os salários dos funcionários públicos são pagos pelos cofres públicos, dependendo da localidade.

Se for municipal, são pagos pelas prefeituras; se estadual, pelos governos estaduais; e se federal, pagos pelos cofres da União.
Os servidores públicos trabalham para atender a população civil de uma localidade.


Dia do Funcionário Público

O serviço público é de suma importância para o desenvolvimento e consolidação de nossa Nação, pois têm como mister servir ao Estado.
Por isso hoje quero ostentar meu reconhecimento e a minha gratidão, por ser uma beneficiária do produto de um trabalho feito de muita dedicação, pois não há um só lugar em que um funcionário público não esteja prestando serviço à população: nas escolas, nos hospitais, nas repartições e etc...

E todos nós sabemos que estes serviços são de extrema importância para toda nação brasileira...
Então como forma de compensá-los dedico esta singela mais de todo coração homenagem, promovendo a valorização das funções da categoria, e também levando a todos os funcionários públicos o meu grande e forte abraço, enriquecido de votos para que seja viabilizada a toda a classe: “Melhor Rentabilidade”. (Rosangela Cruz)

Fonte: http://www.brasilescola.com - Jussara de Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário