sexta-feira, 11 de outubro de 2013

COMUNICAÇÃO - CONFLITOS


Se não há comprometimento suficiente por parte de algum colaborador ocorrem problemas no setor, ou seja, se a engrenagem de uma máquina não estiver com todas as peças funcionando o equipamento falha.
Ocorre a mesma coisa quando uma pessoa não está cumprindo com o seu papel dentro da organização.
Neste caso a comunicação é mais do que nunca necessária para a resolução deste conflito.

Já dizia Anderson Mendes: “A maior batalha que o homem pode travar é quando se determina a superar os conflitos da sua própria natureza”.
A partir da ocasião que se identificam os tipos e as causas dos conflitos, têm-se condições de determinar as estratégias que devem ser adotadas.

A estratégia escolhida deve ser utilizada a partir de uma análise ampla, coesa e apropriada da situação. Identificada a causa do problema devemos procurar as soluções com a participação de todos para oferecerem propostas/sugestões.

Colocar-nos no lugar do outro e criticar construtivamente para eliminar as causas do conflito.
Segundo Manoel Quintino Jr. escolhida à melhor solução sempre num clima de respeito devemos comunicar aos demais colaboradores, a fim de que compreendam a decisão, agindo sempre com resiliência, porque o líder moderno deve ter flexibilidade frente às situações de conflitos e moldar-se diante das dificuldades.


Segundo Peter Senge “o futuro das organizações - e nações - dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente”.
Para manter um clima aprazível e sem dificuldades é necessário que as pessoas não ajam de forma individualizada e sim, interajam como uma equipe, promovendo relações amigáveis e fazendo com que cada um procure cooperar com o outro.

É preciso que cada um faça a sua parte, todos têm que estar dispostos a contribuir.
Também é imprescindível valorizar a integração e focar a importância de se ter um especial relacionamento com a equipe.
O líder deve exercer o seu papel, dando apoio e feedbacks aos seus colaboradores, evitando conflitos que possam vir a ocorrer, mas como os conflitos são inevitáveis e devemos aproveitá-los para atrair mudanças que beneficiem o setor.

A equipe tem um papel fundamental para a construção de uma ambiente saudável, isto é, a resolução dos conflitos depende das condutas e atitudes tanto do líder quanto dos liderados.
Os conflitos acima mencionados já existiram e também podem estar entre os que ainda estão por vir e pode-se afirmar que os resultados alcançados são positivos.

Geralmente quando há algum conflito na equipe aplica-se a abordagem de gerenciamento do conflito.
William Arthur Ward diz que “a liderança é baseada em imaginação, não dominação; em cooperação, não intimidação”.

Muitas vezes a relação com outras pessoas não é fácil porque normalmente cada uma já tem sua opinião formada, mas que ao longo de nossa caminhada profissional devemos aprender a ter respeito por todas as pessoas que nos cercam independentemente de seus hábitos e atitudes e que as divergências e os conflitos muitas vezes nos fazem crescer e alcançar os objetivos com maior êxito.

Consoante Aldous Huxley “as palavras formam os fios com os quais tecemos nossas experiências”.
Às vezes são necessárias poucas palavras para um grande significado na vida de alguém, na mesma linha Michel de Montaigne “apenas pelas palavras o ser humano alcança a compreensão mútua”.

Por: Elizangela Jackowski Pelissaro

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