terça-feira, 15 de outubro de 2013

Queridos Professores - Queridas Professoras

Dia do Professor 15 de outubro, data em que se homenageia um gigantesco contingente de pessoas. São profissionais que atuam, incansavelmente, nos maiores e mais caros colégios dos grandes centros urbanos, e também na pequena escola de uma comunidade rural em algum rincão distante deste nosso imenso país.

Professores e professoras são, numa tradução simples, homens e mulheres que resolveram dedicar sua vida a aprender para ensinar. De acordo com o Dicionário Aurélio, professor é aquele que “professa ou ensina uma ciência, uma arte, uma técnica, uma disciplina; mestre”, enquanto professora é a “mulher que ensina ou exerce o professorado; mestra”.

O dicionarista esqueceu de dizer que são os professores e as professoras que muitas vezes ensinam cidadania; que percebem o brilho no olhar de uma criança que acaba de ler sua primeira palavra; que ouvem os choros de seus alunos, na infância devido a um tombo no pátio, ou na adolescência, pelo primeiro amor não correspondido, ou já na fase adulta, por um estágio não conquistado.

São os professores e as professoras que estão lá, todos os dias, incentivando ao avanço, à dedicação, ao esforço, à superação. Especialmente porque experimentam, todos os dias, a necessidade de seguir em frente, de dedicar tempo e esforço para superar suas próprias dificuldades, sejam pessoais ou profissionais.

Por isso tudo, e por muito mais, queremos parabenizar você, professor, e você professora, não só por este dia em especial, mas pelo conjunto dos dias em que batalham para continuar cumprindo, de forma honrada, a missão escolhida.

MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO

 

 

 
Deixamos aqui a letra da canção que anima a campanha institucional de valorização do professorado. A peça é do “Movimento Todos Pela Educação” e foi criada pela Agência DM9DDB/ABC. 

“Um bom professor, um bom começo”
A base de toda a conquista
É o professor. 
A fonte de sabedoria,
Um bom professor. 
Em cada descoberta, cada invenção, 
Todo bom começo tem um bom professor.
No trilho de uma ferrovia, 
Um bom professor.
No bisturi da cirurgia, 
Um bom professor. 
No tijolo da olaria,
No arranque do motor,
Tudo o que se cria tem um bom professor.
O sonho que se realiza, 
Um bom professor. 
Cada nova ideia, 
Tem um professor.
O que se aprende, o que se ensina, 
Uma lição de vida, uma lição de amor!
Na nota de uma partitura,
No projeto de arquitetura,
Em toda a teoria, tudo o que se inicia,
Todo bom começo tem um bom professor!
Nosso sincero reconhecimento,

Diretoria da Associação Catarinense de Professores

Por: ElizabeteJackowski Moresco
Confiram dois anexos bem interessantes:


Um comentário: