quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A Importância do Respeito ao Próximo


O preconceito tem dificultado o progresso humano. Muitas pessoas, antes de terem o conhecimento adequado, formam opiniões desfavoráveis sobre outras, não dando abertura a novos pontos de vista.

A Doutrina Espírita possui uma contribuição valiosa em favor a extinção dos preconceitos, principalmente os raciais, revelando que todos somos Espíritos em busca de evolução, submetidos à experiência reencarnatoria. Podemos ressurgir na Terra em qualquer tipo de raça, sexo ou credo de acordo com nossos compromissos e necessidades.

A obra "O Evangelho Segundo o Espiritismo” nos traz um extraordinário ensinamento referente esta questão: “Saibamos que Deus não nos distingue pelos corpos. E que todos os homens são iguais na balança Divina e só as virtudes nos distinguem aos olhos de Deus. Todos os espíritos são de uma mesma essência, e todos os corpos são modelados com igual massa. E nós todos que sofremos injustiças dos homens, sejamos tolerantes para com as faltas de nossos irmãos, lhes dizendo que, eles mesmos, não estão isentos de censura:

ISSO É CARIDADE E HUMILDADE.

Se nossa conduta é pura, Deus não pode nos compensar?
Suportar com coragem as humilhações dos homens é ser humilde e reconhecer que só Deus é grande e poderoso.

http://www.radioboanova.com.br

Gostei muito desse texto sobre:
"A Importância do Respeito ao Próximo"
Aproveitando o mesmo, fiz uma seleção de frases sobre o assunto, pois acho de suma importância que sempre estejamos dispostos a conhecer um pouco mais, para realmente termos respeito com todos os seres da natureza e com a própria natureza.

"Respeitar o próximo é aprendizado que começa no berço,com os anos se aprimora." (Jane Leal)

"Poder contribuir. Poder se doar...
Pensar no próximo e saber respeitar.
Atitudes simples, mas que fazem encher não somente o nosso coração,
Mas também a esperança de muitos outros."
(Cláudio M. Assunção)

"Quem quer promover a Paz luta pela igualdade de todos, respeita o próximo e age com solidariedade."
(Edson Nelson Soares Botelho)

"Pior que um corpo sujo é uma alma podre, sem sentimentos, sem respeito ao próximo, uma alma capaz de tirar a alegria de outras matando os sonhos mais amados." (Thiago Roberto)

"O conhecimento gera no homem o respeito ao próximo e o ódio á tirania." (Antonio Gomes Lacerda)

"O livre arbítrio do homem é seu maior privilégio e também o seu maior perigo. O uso ou a fatal de uso da sua liberdade torna o homem melhor ou pior. Pelo livre arbítrio é o homem o seu próprio DEUS, também o seu ANTIDEUS, o criador do seu céu ou do seu inferno." (Huberto Rohden)

Para completar: 
Cada um no seu quadrado. Frase bem atual, explicando-a: (Cf. Locke).
Cada ser humano cria um espaço em torno de si, enquanto indivíduo, que não pode ser violado por outro indivíduo. Cada um deve respeitar os limites traçados em torno de si pelos direitos dos outros.


Cursos 24 Horas - Ensino a Distância ao seu Alcance

Nenhum comentário:

Postar um comentário