quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Intercâmbio





Próxima estação:
Intercâmbio

Um programa de intercâmbio normalmente é visto como uma escolha por um serviço em que o cliente passa um período de tempo na casa de uma família hospedeira para aprimorar o idioma nativo do país escolhido (normalmente o inglês), além de vivenciar a cultura estrangeira, mas o intercâmbio é muito mais que isso. É uma experiência para a vida toda!

Muitos pais propiciam a oportunidade de fazer um programa desse tipo, pois não tiveram essa chance quando eram mais jovens e querem que os filhos sejam beneficiados.

Atualmente o mundo se volta para uma língua mãe e essa língua é o inglês o que faz com que os participantes também tenham a vontade de ganhar fluência e poder, por exemplo, em uma reunião de negócios com americanos agir com naturalidade.

A independência adquirida é um fato significativo, pois muitos jovens não têm maturidade ao menos para organizar o que o rodeia, principalmente na sua própria casa, local em que gasta mais tempo.

O medo de muitos pais e muitas vezes do próprio estudante é como será a família hospedeira, pois ir morar na casa de estranhos é atitude de poucos, não basta apenas coragem é necessário determinação e muita vontade mesmo de buscar o crescimento pessoal com essa escolha.

Atualmente com os artifícios tecnológicos muitos estudantes acabam postando nas redes sociais todas as suas experiências, ou passa horas e horas em serviços instantâneos com a família natural e amigos o que prejudica o próprio estudante, pois ele está perdendo tempo de vivenciar oportunidades únicas, além de não ter novidades para contar no período de readaptação denominado pós-intercâmbio que normalmente é mais difícil do que o começo do programa lá fora, já que o estudante estará modificando todos os seus pensamentos enquanto a família biológica continua a viver da mesma forma, e depois de alguns meses o reencontro pode se tornar algo que as duas partes se choquem um pouco.

Poucos são os casos de estudantes que foram infelizes em suas experiências, podemos concluir que são exceções às quais mostram a dificuldade de deixar o filho ganhar independência por parte da família e a imaturidade do inter-cambista, que deve ter um jogo de cintura para lidar com suas frustrações e fazer do programa um sucesso.

Todos sabem que o estudante deve se adaptar e não o meio se adaptar ao estudante, apesar de parecer complicado (e mais difícil para alguns), não é nada que não possa ser vencido com os princípios e valores creditados no aluno.

Muitos estudantes saem já pagando excesso de bagagem, por isso é necessário se desapegar e com isso já deixar a saudade porque apesar de tudo que é bom e duradouro não ser conquistado de forma fácil, o indivíduo terá o seu antes e depois do programa, sendo que o cidadão formado pelo depois é definitivamente mais especial já que apresenta uma capacidade imensa de lidar principalmente com o seu "eu", além de possuir uma bagagem muito rica em todos os sentidos que será útil por toda sua vida e nada superará a sua singela frase, "sou um ex-intercambista".


Por: Rafael Pelissaro

Referências Bibliográficas:

Próxima Estação: Intercâmbio 

(Luiza Meyer)






Nenhum comentário:

Postar um comentário