quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Educação: Ser Professor - Docência - Aposentadoria




A docência é uma atividade profissional importante, mas difícil, pois trabalha com o ser humano, onde, as mais variadas diversidades contribuem para que tal exercício seja criativo, inovador, e também complexo. Justamente pela caracterização do professor como um contribuinte ativo no processo de ensino-aprendizagem e do exercício da cidadania, no convívio em sociedade, é que se evidencia a importância deste agente na participação e no preparo dos alunos para a vida. Esse preparo se reflete, não somente na transmissão de conhecimentos teóricos, mas também, nos gestos e atitudes individuais, em que, o professor pode positivamente, influenciar seus educandos.

Do transcorrer de meus 34 anos de magistério e hoje com a aposentadoria em mãos, vou fazer uma reflexão sobre como exercitei minha profissão, pois sempre procurei ser dinâmica, abrangente nos conteúdos, desenvolvendo a reflexão e ainda possibilitando discussões e debates que o exercício da docência me permitiu. Busquei sempre ser uma profissional engajada na causa da educação.

Acredito na docência, pois afinal foi minha opção. Tenho consciência de meu papel social, pois foram muitos os estudantes que passaram por mim. Com a mais absoluta certeza hoje posso afirmar que o aprendizado e a socialização foram mútuos, sendo assim, sinto-me satisfeita, por ter participado da vida dos meus alunos e espero sinceramente ter contribuído em alguns aspectos nas suas vidas.

Minhas maiores alegrias nestes anos todos sempre foi, perceber a mudança de atitude e ‘crenças’ de alguns alunos após terem contato com o conhecimento. Através de conteúdos ministrados, diálogos, debates e conversas pude, ao menos em alguns aspectos, auxiliar os alunos em situação e acontecimentos pessoais e cotidianos.

A educação é imprescindível, necessária e muito importante. Sabemos que sem educação o caos seria ainda bem maior, a educação é ferramenta respeitável e transformadora de qualquer sociedade, devendo então ser tratada com respeito e prioridade, somente assim será possível construir um país, uma sociedade melhor, mais desenvolvida e solidária, podendo assim a mesma, contar com pessoas preparadas para serem não só agentes críticos, mas também serem humanos e solidários.

Talvez seja uma utopia, mas é preferível acreditar em algo a descrer de tudo.
     
      “A Educação faz um povo fácil de ser liderado, mas difícil de ser dirigido; fácil de ser governado, mas impossível de ser escravizado" Henry Peter, discurso Casa dos Comuns, 29/01/1928.

Assim, registro a conquista, hoje 29 novembro 2011 às 13:11 é um dia muito peculiar e especial. Recebi minha Aposentadoria pela manhã. A felicidade foi enorme, já que nesses anos como professora tive muitas alegrias, esperanças, desesperanças, conquistas... A lista é enorme... E a vida continua...

Abraços!

Elizabete Jackowski Moresco

Fica o registro:


Alguns Momentos Únicos
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário