Da mesma forma que algumas pessoas extraem o melhor de você e outras extraem o pior, você pode tirar a melhor parte do pior de cada pessoa.
É uma questão de entender de onde elas vêm e o que significa trabalhar com elas.
A comunicação é como um número de telefone.
Se esquecer de discar um único dígito, ou se inverter o código de área, não completará a ligação. Precisam-se discar todos os números - e na ordem certa, para obter sucesso.
Quando fazer a coisa certa é a mais alta prioridade, há propensão de reduzir-se o ritmo para reparar nos detalhes.
Pode até se recusar a agir por conta de uma dúvida específica sobre as consequências.
Já se a integração com os outros é sua prioridade número um, suas metas pessoais têm menos importância do que o desejo de se relacionar com as outras pessoas.
O conflito ocorre quando a ênfase está nas diferenças. Reduzindo as diferenças, é possível transformar o conflito em cooperação.
O desejo de contribuir com os outros e ser reconhecido por isso é uma das técnicas motivacionais mais poderosas que existem.
Pontos-chave da comunicação:
- Escutar primeiro, escutar bem.
- Aprender e praticar os cinco passos da escuta eficaz:
1. Harmonizar;
2. Reafirmar;
3. Esclarecer;
4. Resumir e,
5. Confirmar.
- Certificar-se de que a outra pessoa percebeu que você escutou e entendeu.
É fato que as pessoas melhoram ou pioram de acordo com suas expectativas e projeções, por isso o futuro da humanidade depende da aprendizagem de se conviver uns com os outros, independentemente das diferenças.
Fonte: BRINKMAN, Rick. Aprendendo a lidar com pessoas difíceis / Rick Brinkman e Rick Kirschner; tradução de Eduardo Refkalefsky. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.
Por: Elizangela Jackowski Pelissaro
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