sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Identificando e catalogando elementos para uma comunicação efetiva



Da mesma forma que algumas pessoas extraem o melhor de você e outras extraem o pior, você pode tirar a melhor parte do pior de cada pessoa.

É uma questão de entender de onde elas vêm e o que significa trabalhar com elas.

A comunicação é como um número de telefone.

Se esquecer de discar um único dígito, ou se inverter o código de área, não completará a ligação. Precisam-se discar todos os números - e na ordem certa, para obter sucesso.



Quando fazer a coisa certa é a mais alta prioridade, há propensão de reduzir-se o ritmo para reparar nos detalhes.

Pode até se recusar a agir por conta de uma dúvida específica sobre as consequências.

Já se a integração com os outros é sua prioridade número um, suas metas pessoais têm menos importância do que o desejo de se relacionar com as outras pessoas.

O conflito ocorre quando a ênfase está nas diferenças. Reduzindo as diferenças, é possível transformar o conflito em cooperação.

O desejo de contribuir com os outros e ser reconhecido por isso é uma das técnicas motivacionais mais poderosas que existem.

Pontos-chave da comunicação:

  • Escutar primeiro, escutar bem.

  • Aprender e praticar os cinco passos da escuta eficaz:

                       1. Harmonizar;
                       2. Reafirmar;
                       3. Esclarecer;
                       4. Resumir e,
                       5. Confirmar.

  • Certificar-se de que a outra pessoa percebeu que você escutou e entendeu.



É fato que as pessoas melhoram ou pioram de acordo com suas expectativas e projeções, por isso o futuro da humanidade depende da aprendizagem de se conviver uns com os outros, independentemente das diferenças.

Fonte: BRINKMAN, Rick. Aprendendo a lidar com pessoas difíceis / Rick Brinkman e Rick Kirschner; tradução de Eduardo Refkalefsky. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.

Por: Elizangela Jackowski Pelissaro

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