quarta-feira, 9 de outubro de 2013

A ERA DIGITAL ESTÁ AÍ! SERÁ QUE ESTAMOS PREPARADOS?




Nos últimos tempos a comunicação tem passado por mudanças grandiosas. Sites, blogs, telefones móveis, palm tops, intranet, chats, videoconferências, tudo feito para criar mais oportunidades de comunicações e caminhos para atingir todos os consumidores da maneira mais impactante.

A modernidade trouxe consigo uma nova forma de comunicação e opções diferentes para dialogar com todos os públicos de uma empresa. Todos esses meios visam facilitar os relacionamentos, aumentar a interatividade, estreitar o convívio das pessoas, nem que virtualmente, e otimizar a rapidez das atividades.


Anos atrás, grandes estudiosos da comunicação previram esse acontecimento, quando a mídia perderia seu imenso poder de controlar as massas e passaria a ser controlada por elas. Não que o telespectador ganhou status de ‘produtor’, mas em suas mãos está o poder de decidir a que se expor, o que perceber e o que memorizar. Ou seja, não basta produzir informação.

É necessário convencer o ‘cliente’ de que vale a pena vê-la. E aí é que entra a grande dúvida dessa era em que tudo é tão rapidamente exposto nas telas dos computadores e das TVs: Como prender a atenção do público, transmitindo o necessário (seja notícia, produto, entretenimento) e torná-lo cativo, um cliente que voltará sempre?

Essa nova geração de telespectadores que surge na Era Digital trás consigo outro grande ‘porém’ dessa história. São jovens, adolescentes e crianças que já crescem com uma enorme quantidade de informação embutida pela mídia e que já aprenderam a questionar o que vêem, ouvem e sentem.

Essa geração se tornou ainda mais complexa e exigente, tornando a missão do novo comunicólogo ainda mais difícil. O segredo está em dominar as novas tecnologias, entender a convergência dos meios de comunicação e saber utilizar os recursos para não só atrair a atenção do público, mas cativá-lo.

Fonte: www.m7comunicacao.com.br/. Acesso: 10/08/2011.
www.revistas.univerciencia.org/index.php/anagrama/article/.../6275/5693. Acesso: 10/08/2011.

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