terça-feira, 19 de novembro de 2013

Você sabe lidar com o estresse em ano de vestibular?



Seu coração dispara e você sente a respiração ofegante no dia em que tem uma prova difícil ou um simulado importante?
Você perde o sono só de pensar em vestibular e no Enem?

Ou você se mantém tranquilo e concentrado quando chega o grande dia?

Lidar com o estresse é parte da preparação do vestibulando e está relacionada à carreira que você escolheu, de que forma fez esta escolha e se você se cobra muito para atingir os resultados desejados.

Por isso, queremos saber: você sabe lidar com o estresse?

Responda as perguntas abaixo e veja se seu nível de ansiedade já atingiu o alerta vermelho.

Atenção: teste em caráter educativo elaborado com a colaboração do professor de Biologia do Cursinho do XI, Roberto Andres, o TJ.   
Questão 1 de 10

1 - Em relação à carreira que optou por seguir, você:
a) Decidiu por um curso, mas ainda não tem completa certeza se fez a escolha certa
b) Não conseguiu definir e em cada vestibular vai prestar um curso diferente
c) Já definiu há tempos o curso e tem certeza absoluta da opção que fez
d) Demorou para conseguir decidir que curso realmente queria fazer
Questão 2 de 10

2 - Você tem conhecimento sobre as características da profissão que escolheu?
a) Sim, antes de decidir pelo curso, visitei algumas faculdades e falei com estudantes e professores sobre a profissão
b) Já pesquisei tudo sobre a carreira, os campos de atuação e conversei com pessoas que atuam na área
c) Como ainda não decidi por um único curso, ainda não tenho informações suficientes sobre mercado de trabalho e áreas de atuação
d) Procurei sobre o curso na internet, li sites que falavam sobre o tema, mas confesso que meus conhecimentos são superficiais

Questão 3 de 10

3 - A escolha do seu curso foi feita...
a) totalmente influenciada pelos meus pais e familiares que sempre tiveram a expectativa que eu seguisse essa carreira
b) a escolha justamente ainda não foi feita, porque não sei se sigo exclusivamente a minha vontade ou opto por agradar meus pais
c) com a ajuda dos meus pais, mas não deixei que eles decidissem por mim
d) baseada nos meus gostos e interesses pessoais, sem a influência de meus pais e familiares


 
Questão 4 de 10
4 - Em qual universidade você pretende estudar?
a) Não tenho preferência por nenhuma faculdade, porque acredito que fazer ou não um bom curso depende exclusivamente da dedicação do aluno
b) Em uma faculdade relativamente fácil de entrar, porque não quero passar pelo nervoso de prestar um vestibular muito concorrido
c) Quero entrar em uma boa e reconhecida faculdade da minha área, não importando se ela é particular ou pública
d) Para mim não interessa nenhuma outra universidade que não seja pública

 
Questão 5 de 10

5 - Você sente que existe uma pressão familiar para que você passe no vestibular?
a) Meus pais são tranquilos quanto a isso e não me cobram nem em relação a meu desempenho e nem para que eu passe na primeira tentativa
b) Meus pais esperam que eu tenha um bom resultado no vestibular, mas já foram bem claros em dizer que entenderão e me apoiarão caso isso não ocorra
c) Meus pais apenas exigem que eu me dedique o máximo possível aos estudos
d) Meus pais sempre reforçam que querem que eu preste vestibular somente para universidades públicas

Questão 6 de 10
 
6 - Como fica sua relação com seus amigos e/ou namorado(a) quando provas importantes se aproximam?
a) Já tive alguns desentendimentos com quem não entende a necessidade de eu não sair durante um período de intensos estudos
b) Mantenho minha rotina normal, que inclui sair com os amigos e com o namorado, e procuro nem pensar que virá pela frente uma prova importante
c) Evito as saídas, mas mantenho contatos frequentes com a turma e explico sempre que necessário, e com tranquilidade, o motivo da minha ausência temporária
d) Peço para que eles não me procurem durante um tempo e fico muito irritado quando falam que eu estou exagerando nos estudos


Questão 7 de 10

7 - Você tem conseguido ao longo do ano ou do semestre incluir outras atividades em sua rotina de estudo?
a) Mais ou menos. Embora eu sempre diga que vou começar a semana com outra postura, poucas vezes consegui integrar à rotina atividades de lazer ou físicas
b) Não, tenho passado a maioria do tempo estudando e não me sobra tempo para mais nada
c) Sim, tenho conseguido dividir bem meu tempo entre atividades de lazer e estudo
d) Sim, mas tenho procurado fazer exercícios físicos, mais ligados ao relaxamento para conseguir diminuir a ansiedade

 
Questão 8 de 10

8 - Nas últimas semanas antes do vestibular, você: a) Tenta recuperar o tempo perdido e começa a estudar tudo que faltou estudar ao longo do ano ou do semestre
b) Procura se distrair, descansar a cabeça e fazer atividades prazerosas
c) Não consegue se desvencilhar dos livros e continua estudando porque tem a impressão de que se parar, outros passarão na sua frente
d) Da uma repassada nas revisões e aproveita para colocar o sono em dia

 
Questão 9 de 10

9 - Como você fica no dia do vestibular?
a) Calmo, porque encaro a prova como qualquer outra e porque sei que do contrário só vou piorar as coisas
b) Nervoso, porque sempre penso que não me preparei o suficiente e que na hora vai me dar uma branco geral
c) Tranquilo, porque tenho consciência que estudei e me preparei o máximo que eu pude
d) Tenso, porque cobro muito o meu bom desempenho e tenho medo de falhar e não atingir meus objetivos
   
Questão 10 de 10

10 - Antes de uma prova, quais sintomas abaixo costuma sentir?  
I- Suor excessivo nas mãos e em outras partes do corpo
II- Respiração ofegante
III- Insônia
IV- Irritabilidade
V- Aceleração dos batimentos cardíacos
VI- Incapacidade de relaxar

a) Duas das alternativas acima
b) Quatro dos seis itens
c) Nenhuma das opções anteriores
d) Todos os sintomas expostos

FAÇA SEU TESTE E CONFIRA O RESULTADO NO LINK ABAIXO:

http://guiadoestudante.abril.com.br/testes-vocacional/voce-sabe-lid...&

Nenhum comentário:

Postar um comentário