quarta-feira, 20 de novembro de 2013

'Deficientes' - Aula de Eficiência

História inesquecível de inteligência comunitária e um exemplo de serviço público.

Um grupo de chamados ‘deficientes’ dá uma aula de eficiência.

O Serviço Médico de Urgências (Samu) de São Paulo - acaba de ganhar o "Certificado Internacional de Eficiência" - selo mundial que exige uma rigorosa seleção para atingir padrões de excelência em atendimento médico, pela Academia Internacional de Despacho de Emergências Médicas dos EUA.
Assunto que recebeu destaque pela evolução da rapidez e agilidade no atendimento realizado.

Em 2004, o tempo médio para a ambulância chegar até o local da ocorrência era de 35 minutos e em 2011 atingiu a marca de 10 minutos.

A qualidade dos atendentes foi fator decisivo para o selo dado a esse serviço médico.

Aqui se vê o milagre da educação.

Essa eficiência no atendimento de emergência se atribui à tecnologia e profissionalização da equipe, incluindo os Agentes de Atendimento e Despachadores de Chamados (ambos pessoas com deficiência), funcionários da Avape Net, que responde pelo recrutamento, seleção e constante acompanhamento e capacitação da equipe, formada por 163 pessoas.

Os atendentes são portadores de deficiência, com baixa escolaridade formal.

Porém o drama de estar à margem não foi um problema, mas uma solução porque eles se mostram mais solidários com as vítimas das doenças.

Pessoas que geralmente seriam tidas como incapazes para realizar qualquer coisa de útil no mercado de trabalho transformam-se em professores de eficiência, transformando uma dificuldade em solução.

Passam por constantes treinamentos, os quais proporcionam sinergia entre o cidadão que utiliza o serviço e o profissional da central de atendimento.

Os profissionais que realizam os atendimentos, além de conhecimento técnico, necessitam de muita sensibilidade para prestar um bom primeiro atendimento às pessoas que estão vivendo situações difíceis.

Resultados benéficos para a sociedade que ocorreram em face de que o poder público foi aberto a uma experiência e também à importância da entidade Avape (Associação pela Valorização das Pessoas com Deficiência).



Fontes: Gilberto Dimenstein. Integra uma incubadora de projetos de Harvard Advanced Leadership Initiative e desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle.
www1.folha.uol.com.br
www.avapenet.com.br
www.fenavape.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário