quarta-feira, 9 de outubro de 2013

NIETSZCHE E A EDUCAÇÃO


Estimados por seus alunos e excelente professor Nietzsche, tinha o poder de entusiasmar os jovens para a disciplina que ensinava. Não visava ao simples acúmulo de conhecimento – pelo contrário, insistia no desenvolvimento do senso crítico e da atividade criadora de cada um. Incitava os alunos a exprimirem livremente suas opiniões, incentivava-os a fazerem suas leituras pessoais.

Portanto, adotar Nietzsche como exemplo, significa educar-se incansavelmente; adquirir uma capacidade crítica pessoal e uma capacidade de pensar por si; aprender a ver, habituando o olho no repouso e na paciência; dominar o "instinto do saber a qualquer preço", utilizando este princípio seletivo:

Só aprender aquilo que puder viver e abominar tudo aquilo que instrui sem aumentar ou estimular a atividade; manter uma postura artística diante da existência, trabalhando como artista a obra cotidiana; "dar à vida o valor de um instrumento e de um meio de conhecimento", procedendo de modo que os falsos caminhos, os erros, as ilusões, as paixões, as esperanças possam conduzir a um único objetivo – a educação de si próprio.

Cf:
WU, Roberto – Filosofia da Educação - Florianópolis: Filosofia / EAD/2011.
http://www.cefetsp.br/edu/eso/filosofia/nietzscheeducacao.html. Acesso em 29/04/2011.

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